Bulldogging: O Que é, história e regras

Bulldogging

O Que é, história e regras

 

bulldogging

Cavalos Quarto de Milha na modalidade Bulldogging

Bulldogging é uma antiga e famosa modalidade com o uso de cavalos. Uma raça de cavalos muito comum que participa destes eventos é a dos Cavalos Quarto de Milha. Os Cavalos Quarto de Milha são cavalos rápidos e fortes. No Bulldogging um cavaleiro fica montado sobre o cavalo onde ele persegue um boi, pula do cavalo em cima do boi torcendo seus chifres até domina-lo.

Sempre há muitos cuidados desde o transporte de cavalos quanto a cuidados de saúde do próprio cavaleiro. Estes cuidados com os cavalos quarto de milha, o cavaleiro e o boi são exigidos pelos organizadores de evento e também são descritos nas regras que estão abaixo. As comunidades de proteção aos animais muitas vezes contestam o uso de bois nestes eventos, o qual seria considerado crueldade. Há também o perigo que o “cowboy” corre em pular sobre um boi, podendo causar lesões sérias.

 

Bulldogging

Origens Históricas

 

bulldogging

A força e agilidade do cavaleiro é muito exigida nesta modalidade

Historicamente, o bulldogging não era usado nem com cavalos quarto de milha e também não era considerada uma modalidade. Alguns dizem que a sua origem se deu a década de 1930 por um fazendeiro e criador de cavalos Bill Packett, este que conseguiu capturar um boi fugido pulando sobre ele, do cavalo, e agarrando o boi pelos chifres. Há também quem diga que a modalidade foi criada por uma ideia de alguns colonos quando eles observaram como seus cachorros pegavam os bois fugidos, da mesma forma pulando sobre o pescoço do boi e levando ele ao chão. Como dito, há muitas histórias sobre a criação da modalidade e a adesão dos cavalos quarto de milha nestes shows.

 

Bulldogging

Regras da modalidade

 

Existem regras em todas as modalidades de eventos que usam cavalos quarto de milha e demais cavalos. Estas regras foram, principalmente, criadas durante os primeiros anos do surgimento da modalidade. Para a modalidade Bulldogging foram criadas as seguintes:

1. Após o cavaleiro ter pulado do cavalo e apanhado o boi, ele deverá fazer com que o boi pare de alguma forma, sendo obrigando ele a parar ou mesmo derrubando.
2. Para que o cavaleiro possa derrubar o boi, ele precisa estar em pé com as quatro patas no chão. Não pode nem estar sentado ou quase caindo.
3. Para que o boi seja considerado derrubado, ele terá que estar com as suas costas completamente no chão, tanto de costas quanto de lado. As quatro patas e a caça devem estar inclinadas para o mesmo lado, tanto para cima quanto para os lados.
4. O cavaleiro não pode largar o boi até que receba a “bandeirada”, onde confirma que ele ganhou.
5. O boi não pode ter sua cabeça prensada em momento algum, o cavaleiro deve sempre manter a integridade física do animal. A não ser que o boi esteja oferecendo perigo ao cavaleiro, como ataques ou chifradas.
6. Ninguém poderá ajudar o cavaleiro enquanto ele estiver trabalhando para levar o boi ao chão. A única ajuda que o cavaleiro pode receber é de seu próprio cavalo, orientando ou forçando uma nova trajetória para o boi.
7. Existe uma barreira que impede que os cavaleiros larguem antes que os demais. Caso esta barreira seja quebrada uma penalidade é acrescentada ao cavaleiro e seu cavalo. Esta penalidade é de 10 segundos.
8. Caso sejam quebradas duas barreiras pelo animal, não há mais penalidade, há expulsão do cavaleiro do evento bulldogging.
9. Com a pista liberada e o boi pronto, o competidor tem 60 segundos para dar início à prova ou será desclassificado.
10. O tempo limite padrão para todo o trajeto da prova é de 1 minuto (60 segundos), este tempo poderá ser maior caso o cavaleiro receba alguma penalidade durante o trajeto.

 

Leia Também:

São poucas as regras em um evento como esses, o bulldogging. Para que os visitantes possam ver um belo espetáculo as regras precisam ser cumpridas. Elas irão manter a integridade física do cavaleiro, do bezerro/boi e dos cavalos quarto de milha.