Cavalos Quarto de Milha

O Que é a sela para cavalo?

 

sela para cavalos quarto de milha

Selas para Cavalos Quarto de Milha

Cavalos Quarto de Milha são ótimos e tem muitas finalidades. E um bom cavalo precisa de uma boa Sela Para Cavalos. Afinal as Selas são uma estrutura de suporte para um piloto ou outra carga, preso às costas de um animal por um tipo de circunferência, normalmente couro.

O tipo mais comum de sela é a equestre que foram projetadas e desenvolvidas a muitos anos atrás.

Inicialmente as selas foram criadas para serem usadas em camelos e demais criaturas, não em cavalos. Mas não se sabe exatamente quando os pilotos começaram a usar algum tipo de preenchimento ou estofamento para que ela fosse sentada em cima. Primordialmente o objetivo inicial delas era apenas o transporte.

Hoje em dia

Já hoje em dia por causa do hipismo e corridas de cavalos as selas possuem muitos outros benefícios e também muitas outras aplicações. O mercado de venda desse acessório também aumentou, porém, as atuais não chegam aos pés das antigas.

O tempo de vida útil de uma sela, hoje em dia, é muito pequeno, afinal os materiais são diferentes dos de antigamente. Assim também a sua construção não se dá da mesma forma.

 

Qual é a função de uma sela para cavalo?

 

sela para cavalos

Sela para Cavalo, modelo mais simples de selas

A sela para cavalos é composta por muitos acessórios e sobretudo, e tem o propósito de manter o piloto sobre o seu cavalo sem que ele sofra danos com isso. A sela para cavalos precisa ser bem ajustada e com um bom acabamento e amortecimento.

Andar sobre um cavalo quarto de milha pode ser muito bom, porém, sem dúvida alguma você precisa estar bem fixado sobre ele com a finalidade de evitar algum acidente.

Digo acima a sua principal finalidade, pois na sua criação era usada apenas no transporte. Os povos com o passar dos anos foram a aperfeiçoando e usando-a como um acessório de transporte de cavalo.

Alguns tipos de selas possuem outra cinta conhecida como “flanco”. Esta cinta prende a parte de trás da sela e passa ao redor da parte mais larga da barriga do cavalo.

Importante:

A sela precisa estar, principalmente confortável para você e seu cavalo. Isso evita que o cavalo em que você estiver montado, se machuque ou até que ele o jogue para fora. Eventualmente evita também futuros problemas em suas costas.

Existem diversos tipos de selas, cada qual, projetada de acordo com o tipo de tarefa. Elas geralmente são divididas em duas principais categorias, as “selas ocidentais” e as “selas inglesas”. Estas são usadas em passeios, corridas, trabalho da fazenda ou demais utilidades.

 

Partes de uma Sela para Cavalos

 

Veremos agora as principais partes da sela que usamos em nossos cavalos. Há também as Selas Western de Couro que são selas mais completas e com maior quantidade equipamentos.

Se quiser ver a as partes de uma Sela Western clique aqui.

Patilha, ou encosto:

O encosto deve ser bem regulado a fim de não lhe prejudicar. Pois se for mal regulado pode trazer algumas dores em suas costas e aliás estas dores não estão entre as melhores. A sua altura varia muito de acordo com seu fabricante e o tamanho da sela.

O ideal é que o encosto esteja na inclinação e na altura que você se sinta confortável.

Barrigueira e Cilha:

A barrigueira é um tipo de sinta que passa por baixo da barrida do animal. Algumas selas possuem mais de uma barrigueira para melhor fixação. Já a cilha é um tipo de forma de cinta mais estreita do que a sinta usada em volta da barriga do animal.

Estribos:

Os estribos são o local onde o cavaleiro apoia os seus pés. Os estribos seguem o movimento do cavalo. Existem estribos de diferentes tamanhos e diferentes tipos. O melhor de todos é aquele que lhe proporciona melhor conforto e o que oferece maior segurança.

Caso você caia de seu cavalo jamais pode estar preso a um estribo, ele precisa ser seguro o suficiente para não o prender.

Os principais materiais na criação destes estribos: aço inox, ferro ou outros metais resistentes.

Outro fator importante sobre os estribos é que eles precisam ser móveis o bastante para que você jamais o perca de seus pés durante alguma corrida com seus cavalos quarto de milha. Caso você tire o pé, por acidente, do estribo tem sérias chances de cair de cima do seu cavalo.

Assento:

O assento de sua sela precisa ser resistente e confortável. Ele deve pender para frente, nunca para trás. O assento jamais deve oferecer dores nas costas, por isso, a regulagem do seu assento é muito importante.

Suador ou Amortecedor:

O suador tem a função de amortecer impactos causados pelo trote de seu cavalo. Se a sua sela não estiver com este “amortecedor” você sofre sérios riscos de desenvolver machucados na região das costas ou na região lombar.

Quanto maior for o seu cavalo, na região lombar, maior deve ser o seu amortecedor. E no inverso, deve ser menor, não devem sobrar panos abaixo de sua sela.

Este suador pode ser criado de diversas formas, couro, panos, algodão 100%, lã e também poliéster já vez que é mais resistente e flexível.

Armação:

A armação é como o chassi da sua sela. Ela oferece toda a base de a construção dos detalhes e também acabamentos. Normalmente ela é feita de um tipo fibra de carbono que por si só é leve e resistente.

Também podem ser encontradas selas mais antigas ou mais baratas feitas de ferro, já que são mais pesadas consequentemente, porém continuam resistentes.

Loros:

Os Loros seguram os estribos. São normalmente desenvolvidos com um tecido muito resistente, normalmente couro, pois sofrem uma força muito grande vinda das pernas do cavaleiro. Eles vão presos ao chassi (armação) da sua sela.

 

Leia Também: